sábado, 25 de outubro de 2014

Questões do ENEM - Arte 2011 e 2012

2011

102)

O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor 

A) a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio. 
B) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror. 
C) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente. 
D) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular. 
E) a percepção do sentido literal da expressão “noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”.

104) 
IMODESTO “As colunas 
do Alvorada podiam ser mais fáceis de 
construir, sem aquelas curvas. Mas 
foram elas que o mundo inteiro copiou” 
Brasília 50 anos. Veja. No 2 138, nov. 2009

Utilizadas desde a Antiguidade, as colunas, elementos verticais de sustentação, foram sofrendo modificações e incorporando novos materiais com ampliação de possibilidades. Ainda que as clássicas colunas gregas sejam retomadas, notáveis inovações são percebidas, por exemplo, nas obras de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1907. No desenho de Niemeyer, das colunas do Palácio da Alvorada, observa-se


A) a presença de um capitel muito simples, reforçando a sustentação. 
B) o traçado simples de amplas linhas curvas opostas, resultando em formas marcantes. 
C) a disposição simétrica das curvas, conferindo saliência e distorção à base. 
D) a oposição de curvas em concreto, configurando certo peso e rebuscamento. 
E) o excesso de linhas curvas, levando a um exagero na ornamentação.
2012

112)

Cartaz afixado nas bibliotecas centrais e setoriais da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2011.

Considerando-se a finalidade comunicativa comum do gênero e o contexto específico do Sistema de Biblioteca da UFG, esse cartaz tem função predominantemente

A socializadora, contribuindo para a popularização da arte.
B sedutora, considerando a leitura como uma obra de arte.
C estética, propiciando uma apreciação despretensiosa da obra.
D educativa, orientando o comportamento de usuários de um serviço.
E contemplativa, evidenciando a importância de artistas internacionais. 

113) Aqui é o país do futebol
Brasil está vazio na tarde de domingo, né?
Olha o sambão, aqui é o país do futebol
[...]
No fundo desse país
Ao longo das avenidas
Nos campos de terra e grama
Brasil só é futebol
Nesses noventa minutos
De emoção e alegria
Esqueço a casa e o trabalho
A vida fica lá fora
Dinheiro fica lá fora
A cama fica lá fora
A mesa fica lá fora
Salário fica lá fora
A fome fica lá fora
A comida fica lá fora
A vida fica lá fora
E tudo fica lá fora
SIMONAL, W. Aqui é o país do futebol. Disponível em: www.vagalume.com.br.
Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento)

Na letra da canção "Aqui é o país do futebol", de Wilson
Simonal, o futebol, como elemento da cultura corporal de
movimento e expressão da tradição nacional, é apresentado
de forma crítica e emancipada devido ao fato de

A reforçar a relação entre o esporte futebol e o samba.
B ser apresentado como uma atividade de lazer.
C ser identificado com a alegria da população brasileira.
D promover a reflexão sobre a alienação provocada pelo futebol.
E ser associado ao desenvolvimento do país.

114) LXXVIII (Camões, 1525?-1580)

Leda serenidade deleitosa,
Que representa em terra um paraíso;
Entre rubis e perlas doce riso;
Debaixo de ouro e neve cor-de-rosa;

Presença moderada e graciosa,
Onde ensinando estão despejo e siso
Que se pode por arte e por aviso,
Como por natureza, ser fermosa;

Fala de quem a morte e a vida pende,
Rara, suave; enfim, Senhora, vossa;
Repouso nela alegre e comedido:

Estas as armas são com que me rende
E me cativa Amor; mas não que possa
Despojar-me da glória de rendido.

CAMÕES, L. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.

SANZIO, R. (1483-1520) A mulher com o unicórnio. Roma, Galleria Borghese.
Disponível em: www.arquipelagos.pt. Acesso em: 29 fev. 2012


A pintura e o poema, embora sendo produtos de duas linguagens artísticas diferentes, participaram do mesmo contexto social e cultural de produção pelo fato de ambos

A apresentarem um retrato realista, evidenciado pelo unicórnio presente na pintura e pelos adjetivos usados no poema.
B valorizarem o excesso de enfeites na apresentação pessoal e na variação de atitudes da mulher, evidenciadas pelos adjetivos do poema.
C apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela sobriedade e o equilíbrio, evidenciados pela postura, expressão e vestimenta da moça e os adjetivos usados no poema.
D desprezarem o conceito medieval da idealização da mulher como base da produção artística, evidenciado pelos adjetivos usados no poema.
E apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela emotividade e o conflito interior, evidenciados pela expressão da moça e pelos adjetivos do poema.

123) 
ARGAN, G. C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. (Foto: Reprodução/Enem)

O quadro "Les Demoiselles d’Avignon" (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela

A pintura de modelos em planos irregulares.
B mulher como temática central da obra.
C cena representada por vários modelos.
D oposição entre tons claros e escuros.
E nudez explorada como objeto de arte.

124)


A capa do LP Os Mutantes, de 1968, ilustra o movimento da contracultura. O desafio à tradição nessa criação musical é caracterizado por

A letras e melodias com características amargas e depressivas.
B arranjos baseados em ritmos e melodias nordestinos.
C sonoridades experimentais e confluência de elementos populares e eruditos.
D temas que refletem situações domésticas ligadas à tradição popular.
E ritmos contidos e reservados em oposição aos modelos estrangeiros.

131) 
BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989.



Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela

A liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.
B credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.
C simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.
D personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.
E singularidade, esculpindo personalidades do reinado
nas obras divinas.


2011

Gabarito 102
D

Gabarito 104
B

2012

Gabarito 112
D

Gabarito 113
D

Gabarito 114
C

Gabarito 123
A

Gabarito 124
C

Gabarito 131
D

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