O filme O Xadrez das Cores, de Marco Schiavon, traz uma história densa, que se desenvolve como um jogo de xadrez. A temática, séria e profunda, fala da discriminação racial, onde o diretor utilizou a imagem para transmitir sua mensagem ao espectador.
Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma senhora de 80 anos, viúva, sem filhos e extremamente racista. A relação entre as duas começa tumultuada, com Maria perseguindo Cida por ela ser negra. Por precisar do dinheiro, Cida atura a tudo em silêncio, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
Em 2005 O Xadrez das Cores recebeu diversos prêmios: Melhor Filme Júri Popular, no Festival de Cinema de Goiás; Melhor Curta Júri Popular, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami; Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular e Prêmio Especial, no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba; Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular no Festival de Goiania; Melhor Atriz na Jornada de Cinema da Bahia e Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular, na Mostra Cine Rota 22. Reprise. 22 min.
Ano: 2004. Gênero: Ficção. Direção: Marco Schiavon. Elenco Anselmo Vasconcellos, Mirian Pyres, Zezeh Barbosa.
Livre
Livre
https://www.youtube.com/watch?v=ZfrSAmf-aeg
Nenhum comentário:
Postar um comentário