segunda-feira, 1 de março de 2021

1ª A, B, C e D do Ensino Médio - Híbrido - 2021





31 de maio a 4 de junho









Teatro - figurino

Adriana Lima
Criação de cena, em vídeo, com figurino correspondente ao personagem. Podem fazem em grupos com até 4 pessoas. 
Enviar para o e-mail adrianaos@prof.educacao.sp.gov.br
Duração 30 segundos



24 a 28 de maio 

"Como se constroem as visões do corpo no universo da Arte"

Adriana Lima
Faça um texto sobre tudo que você aprendeu até a página 18 do "Currículo em ação": 
A utilização do corpo nas linguagens artísticas.











17 a 21 de maio 

Pesquisa sobre uma linguagem artística


Grupos 1 e 2 - Artes visuais – Artista plástico, ponto, linha, forma, plano, superfície, textura, volume,
teoria da cor, técnicas, materiais, ferramentas e procedimentos artísticos. 
Grupos 3 e 4 - Dança – Bailarino, coreografia, espaço físico da dança, movimento do corpo, música
(som ou silêncio), palco (convencional e/ou não convencional), plateia, notação coreográfica. 
Grupos 5 e 6 - Música – Músico, melodia, harmonia, ritmo, partitura, naipe dos instrumentos musicais,
canto, coral, classificação de timbres da voz humana. 
Grupos 7 e 8 -Teatro – Ator, texto dramático, encenação, palco (convencional e/ou não convencional),
plateia, figurino, cenário, sonoplastia, gestualidade cênica.  

 Façam pesquisa virtual com imagens e Referências bibliográficas













Qual é sua experiência no campo da apreciação artística? Já assistiu a um espetáculo de teatro? A um show de música? A uma dança? A uma apresentação de orquestra? Já visitou algum museu? Já participou de alguma apresentação artística no espaço escolar?

Temas para pesquisa em livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais, internet e/ou outras ferramentas disponíveis na sua casa. 

Grupos 1 e 2 - Artes visuais – Artista plástico, ponto, linha, forma, plano, superfície, textura, volume, teoria da cor, técnicas, materiais, ferramentas e procedimentos artísticos. 

Grupos 3 e 4 - Dança – Bailarino, coreografia, espaço físico da dança, movimento do corpo, música (som ou silêncio), palco (convencional e/ou não convencional), plateia, notação coreográfica. 

Grupos 5 e 6 - Música – Músico, melodia, harmonia, ritmo, partitura, naipe dos instrumentos musicais, canto, coral, classificação de timbres da voz humana. 

Grupos 7 e 8 -Teatro – Ator, texto dramático, encenação, palco (convencional e/ou não convencional), plateia, figurino, cenário, sonoplastia, gestualidade cênica.

Da experiência relatada por você na questão anterior, de que maneira você teve acesso às manifestações artísticas? Quais meios e ferramentas você utilizou? Foi por intermédio da TV, internet, da rádio? Foi ao vivo?

MOMENTO 4 – COMO SE CONSTROEM AS VISÕES SOBRE O CORPO NA LEITURA DE IMAGENS. Estudante, observe, atentamente, cada detalhe das imagens estáticas e dos vídeos, e outros materiais que o professor vai apresentar como referência. Durante a apreciação, faça o registro das suas considerações pessoais, participe ativamente das discussões sobre a análise e interpretação das obras apreciadas, fazendo um link com os conhecimentos adquiridos por você durante a pesquisa e estudo em casa. Roteiro de observação e Leitura de imagens: Análise Formal: Para fazer a leitura de uma obra de arte no contexto das Artes Visuais, do Teatro, da Dança e da Música, é preciso, primeiramente, observar cada detalhe de sua gramática articuladora, ou seja os elementos, símbolos e códigos que fazem parte de sua estrutura e composição. Artes visuais –Observar o ponto; a linha; a forma; o plano; a superfície; a textura; o volume; a luz, teoria das cores aplicadas, relação entre figura e fundo. Teatro – Observar o texto dramático; a encenação; o tipo de palco (convencional e/ou não convencional); a plateia; os figurinos; o cenário; a sonoplastia; os gestos. Música – A melodia; a harmonia; a partitura; os instrumentos musicais convencionais e não convencionais; a voz humana, os sons corporais. Dança – O corpo do bailarino, a coreografia (sequência de movimentos de dança); o espaço físico onde a dança acontece; os movimentos do corpo, a sincronização coreográfica de movimentos, as músicas (som ou silêncio); o palco (convencional e/ou não convencional), o figurino, o cenário. Análise Interpretativa: Para fazer a leitura de uma obra de Arte, no contexto das artes visuais, do teatro, da dança e da música, é preciso ir além das imagens observadas e analisar, estabelecendo relações contextuais sobre o tema abordado pelo artista; conhecer a biografia do autor da obra, o contexto social, político, econômico e histórico em que a obra foi produzida; reconhecer as técnicas, materiais, ferramentas e procedimentos utilizados para criação, produção e composição; a ideia ou conceito utilizado; reconhecer a poética pessoal do artista presente na criação da obra








Roteiro 12 a 16 de abril








1ª semana Acolhimento

Árvore Emocional

Escolha uma das figuras abaixo, a qual você se identifica:


Cada uma destas pequenas 'pessoinhas' na árvore tem um estado de ânimo diferente e ocupa um único lugar. Para começar, defina qual se parece mais com você agora. Em seguida, escolha a 'pessoinha' com a qual você quer se parecer.

Explicação do resultado:

  • Se você escolheu as posições Nº 1, 3, 6 ou 7, isso te caracteriza como uma pessoa motivada e que não tem medo de obstáculos.
  • Se a sua escolha estiver dentro dos seguintes números: 2, 11, 12, ou 19, significa que você é uma pessoa sociável e que sempre quer ajudar os amigos.
  • Se escolheu a posição número 4, isso te define como uma pessoa com um estilo de vida estável e que quer alcançar todo o sucesso do mundo sem ter de enfrentar muitas dificuldades.
  • Se a sua escolha foi a número 5, com certeza você está cansado, com pouca força ou motivação. 
  • Se você escolheu a número 9, você é uma pessoa alegre e que adora diversão.
  • Número 13 ou 21. Você é uma pessoa fechada e com muitos conflitos internos. Você evita se relacionar com as outras pessoas.
  • Número 8. Você gosta de se perder nos seus pensamentos, meditar sobre suas coisas e navegar num mundo interior.
  • Se você escolheu os números 10 ou 15, você se adapta bem à vida, e está tranquilo com relação aos que estão ao seu lado.
  • Número 14: você está caindo num abismo emocional. O mais provável é que esteja passando por uma crise interna. 
  • O número 20, em geral, é escolhido por pessoas com alta autoestima. Líderes natos que querem que todos os escutem.
  • Escolheu o número 16? Você está cansado de ter que apoiar uma outra pessoa. Mas é possível que você tenha visto que o número 17 te abraça. Neste caso, é provável que saiba que está rodeado de atenção. 
  • Se você escolheu o 18, as prioridades na sua vida estão equilibradas e, ainda que sinta que a sua carreira ou trabalho poderiam estar melhores, você está bem porque, assim como no caso do número 17, você está recebendo atenção e sabe ser um bom amigo. Você prefere a certeza a respeito do que tem em vez de uma expectativa do que poderia ter.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

A Lição da Borboleta

Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, enquanto ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.
Então, pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso.
Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia e não conseguia ir mais.
O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente.
Mas seu pequeno corpo estava murcho e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observá-la, porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se esticassem para suportar o corpo, que iria se afirmar a tempo.
Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, em sua vontade de ajudar, não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as asas, de forma que ela estaria pronta para voar, uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida.
Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, Ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.
Comentário do texto A Lição da Borboleta

Esta pequena história nos faz pensar num dos aspectos do trabalho pedagógico, ou seja, o respeito ao aluno e às necessidades de aprendizagem de cada criança. A lagarta passa por um longo processo de transformação para virar borboleta e poder voar. Ela se alimenta muito para crescer. Este “alimenta-se para crescer”, do ponto de vista da psicopedagogia, são as experiências que a criança vai adquirindo em contato com as pessoas, os objetos e o mundo em geral. Há que se selecionar os “alimentos-estímulos” mais apropriados para esse crescimento. Depois, ao formar o casulo, a lagarta entra em repouso. Esse tempo é necessário para que haja uma assimilação e uma acomodação das experiências, para que o sujeito as possa tomar como suas, fazendo e refazendo, como se construísse o seu casulo. Mas há o tempo de sair do casulo e poder voar. Tempo de mostrar, de expressar, de comunicar. As formas de mostrar o que se sabe são variadas, às vezes são desenhos ou são novas brincadeiras ou até novas perguntas. Só que cada lagarta tem seu tempo de casulo e seu tempo de ser borboleta. Não há como forçar e nem como acelerar o tempo sem o risco de perdermos o vôo da borboleta.



Faça uma ilustração sobre essa história



------------------------------------------------------------------


Aulas do Centro de Mídias:


Aulas das 1ªs A, B e C série do Ensino Médio 

1) TEMA DA AULA - CMSP

Linguagens e estilos da arte: dança moderna




2) TEMA DA AULA - CMSP

Os processos criativos artísticos.


https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=6679&id=6


Aula Presencial - Criação de Texto falando sobre as quatro linguagens artísticas; a importância do desenho e profissionais com habilidades em desenho.


 Atividades: de 1 a 5 de março - 1ªs séries A, B e C do Ensino Médio





Aula Presencial Criação de uma carta com todos os assuntos aprendidos no ensino fundamental sobre Arte:


Colocar a data:

Santos, _____de março de 2021


                                                   Querido (a)_____________


    Nas aulas de Arte, do Ensino Fundamental, eu aprendi:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                                                                    assinado:_______________________________



________________________________________________________________________________________










Nenhum comentário:

Postar um comentário