sábado, 29 de setembro de 2012

Atividade 2.2 - Navegando com hipertexto



Hipertexto refere-se a um texto em formato digital, ao qual se agregam blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso nos leva a termos específicos denominados hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links são destacados no texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar informações, as quais esclarecem o assunto abordado. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes. Conforme o próprio, o termo correto seria hipermídia por significar ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos.
De acordo com Burke e Chartier, as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
De acordo com Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações.
Douglas Engelbart, o pioneiro no uso do mouse, auxiliou na propagação do hipertexto.
                O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta facilita a aprendizagem, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
A relação entre Educação e mídias digitais se faz a partir da popularização da internet, mediante o uso intenso da linguagem html, que possibilitou a montagem de rede hipertextuais, com links. Com o uso de hipertexto, conexões disponibilizam material de referência, independente do tema de interesse, com construção de base de dados cujo acesso associativo forma uma verdadeira rede de conceitos e exemplos.
No meio acadêmico-científico, a organização das informações são artificiais, pois tendem a uma hierarquização forjada. A disposição das informações no meio reticular da internet, com o auxílio dos hiperlinks, disponibiliza os conteúdos relacionados conforme seu desenvolvimento, a partir da ideia de que hipertextos transformam automaticamente palavra em texto escrito. Dessa maneira, são como as associações na mente humana, que se movimenta de uma representação pra outra ao longo de uma rede intricada.
Conforme Pierre Lévy, os conteúdos tendem à digitalização, que conecta numa mesma rede o cinema, o jornalismo, a música e as telecomunicações, deixando o tratamento físico dos dados em segundo plano. Assim, "ao entrar em um espaço interativo e reticular de manipulação, associação e leitura, a imagem e o som adquirem um estatuto de quase-textos", o que amplia as ferramentas de ensino e discussão.

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