O Teatro das Sombras, arte antiga da Pré-história, muito praticado no Oriente, é uma forma tradicional de Teatro com bonecos para entretenimento e contar histórias.
Essa linguagem integra as silhuetas de seres humanos ou de objetos e focos de luz, os quais produzem imagens em movimentos.
Tecnicamente, para manipular sombras é necessário; uma fonte de luz, uma tela ou superfície para projeção e um objeto entre a luz e a tela, que será o elemento que produzirá formas, silhuetas, texturas, imagens.
As silhuetas no Teatro de Sombra podem ser tanto bonecos com mecanismos de manipulação quanto qualquer outro objeto que produza silhuetas, formas e texturas com transparência.
Simples formas recortadas em papel podem produzir imagens e cenas surpreendentes com sombras. O uso de várias fontes de luz cria distorção e alternação das formas, além das possibilidades de projeção de cor com fontes de luz colorida, gelatinas e outros materiais cromáticos.
Dicas para trabalhar no escuro
-Vista roupa neutra, se possível preta para melhorar o resultado das projeções. As roupas não devem prejudicar a liberdade de movimentos e ao mesmo tempo devem ser ajustadas ao corpo.
-Utilize objetos necessários à cena, o que for além pode prejudicar a atenção do espectador e causar acidentes.
-Use calçado fechado e confortável.
-Avalie o espaço com luzes ligadas.
-Memorize todos os elementos espaciais e organize minuciosamente todos os elementos de cena. Isso ajuda na dinâmica das experiências e no conforto cênico durante a realização de um espetáculo.
-Verifique os pontos de risco, as tomadas, os interruptores, as portas, os quadros de força e se possível, a existência e condição de extintores. A segurança dos artistas e do público em primeiro lugar!
A postura corporal do sombrista
-Alongue-se antes dos exercícios dinâmicos.
-É fundamental uma boa consciência corporal para qualquer ator de teatro. No teatro de sombras a expressividade corporal é uma ferramenta importante dentro e fora da cena. O sombrista pode usar o corpo para perceber o espaço escuro, para projetar sombras, para manipular objetos, para neutralizar suas intenções e emoções, para se deslocar silenciosamente, para dissociar movimentos e outras diferentes possibilidades a serem desenvolvidas.
-Além de o corpo ser por si só a estrutura dos personagens e o ponto de partida para a ação nas cenas criadas pelo ator sombrista, os membros inferiores, as suas partes, as suas combinações e as diferentes posições projetadas também pode servir como cenários, molduras e formas expressivas para compor uma cena. Enquanto estiver em cena, mantenha uma postura elegante e leve e observe todos os detalhes.
Dicas para trabalhar com a sombra
-Não perca a sua própria e as demais sombras de vista. Isso vale para projeções de objetos, figuras e silhuetas.
-Amplie ao máximo a visão periférica e exercite o olhar oblíquo, de canto de olho. Não é necessário olhar diretamente para a sombra, mas, é fundamental tê-la a vista!
-Diferencie liberdade criativa e rigor técnico durante as brincadeiras, nos jogos, na criação de cena, na improvisação, na marcação e na direção.
-A sombra corporal necessita de telas e espaços grandes. As sombras podem ser comparadas com os animais, quando apertadas, ficam tímidas e desobedientes!
-Tenha vigor, energia e potência sem perder a elegância, leveza e sutileza nos movimentos. As sombras devem fluir como um poema declamado.
-Registre em texto, desenho, foto ou vídeo as ideias e sensações. A experiência necessita de planejamento, objetividade, observação e avaliação dos resultados.
Dicas para construir e movimentar figuras
-seja objetivo na forma e avalie o resultado projetado.
-toda figura criada, desenhada, recortada deve ser submetida a uma avaliação na luz, pois a projeção da sombra é que indica as correções necessárias.
-telas, figuras e espaço físico têm uma relação de proporção e tamanho.
-as referências de livros, ilustrações, fotos ajudam a descobrir a escala natural de uma figura.
-a estética da figura pode ser geométrica, realista, estilizada, minimalista, expressionista ou qualquer outra variante.
-a ação que o personagem realiza em cena é a principal característica para definir sua construção, material, tamanho, articulações, mecanismos ou qualquer outro recurso expressivo.
-a vareta da silhueta não é fundamental para uma eficiente manipulação, portanto, pode ser suprimida ou considerada como o último elemento da construção.
-poucos mecanismos, peças móveis e articulações facilitam a manipulação.
-ações simples necessitam de silhuetas simples e o inverso pode não ser proporcional a essa afirmativa.
Dicas da dramaturgia da sombra
-cenas longas tornam-se cansativas.
-a trilha sonora, as cores, a luz, o tamanho da projeção possuem valores dramáticos.
Sites de referência:
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