O show de talentos esse ano terá o tema: Cinema. O trabalho será produção de vídeo sobre algum filme, uma série ou animação que vocês gostem. Pode ser uma parte marcante, uma música que lembre, uma cena... vocês vão pensar, gravar e enviar com um mínimo de 30 segundos até o dia 28 de outubro. Qualquer coisa é só perguntar. Obrigada!
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E ÁUDIO AUTORIZO o uso de imagem em todo e qualquer material entre fotos e vídeos , para ser utilizada em atividades didáticas escolares, destinadas à divulgação de projeto "Show de Talentos" desenvolvido junto Escola Estadual Canadá e à Diretoria de Ensino de Santos- SP. A presente autorização é concedida a título gratuito. Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso de imagem do (a) meu (minha) filho (a) abaixo descrito, da Escola Estadual Canadá - Santos /SP, sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à imagem ou a qualquer outro, e assino a presente autorização. Nome do (a) aluno (a): Nome do responsável:
15/09
TEMPO DE FAZER.
GERANDO
O MOSTRAR
Link da aula do centro de mídias:
https://www.youtube.com/watch?v=d2io_gwVzY8
HABILIDADES:
Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artísticaConteúdos, conceitos e processos de criação
Na aula anterior, você aprendeu sobre:
• A dança e suas modalidades.
• O festival e o salão como
modos de mostrar a produção artística.
• O corpo como suporte físico na dança.
Conceito de Corpo Espetacular.
• A dança no cinema.
• Intervenções artísticas na
dança.
1.
O que você sabe sobre o uso da música para fins sociais e
publicitários?
2.
Você sabe o que é um jingle? De quais jingles você se recorda?
3.
Já escutou ou fez paródia de alguma música?
Jingle
Canção elaborada especificamente com a finalidade de propagandear algum
produto, instituição ou pessoa (políticos ou personalidades), de forma a
convencer o público-alvo ao consumo ou à aquisição do que está sendo posto à
venda,
Como principais características do
gênero, essas canções têm duração curta (geralmente uma única estrofe),
palavras de efeito ressaltando qualidades, repetição de nomes do produto e da
marca (de forma que o espectador realize a associação) e texto enxuto
facilitando a memorização.
Breve histórico da propaganda radiofônica
Até o advento da televisão por volta da década de 1940 e sua gradual
popularização a partir da década de 1970, o principal meio de entretenimento e
informação das famílias brasileiras era o rádio.
Dessa forma, os jingles tornaram-se populares, anunciando a
venda de uma enorme variedade de produtos (de cremes e produtos de toucador a remédios, pomadas e
emplastos para as mais diversas enfermidades, além de produtos da indústria
alimentícia).
Paródia
Obra autoral derivada
de canção já existente, na qual fragmentos da letra são modificados com a
finalidade de se propagandear algum produto ou pessoa. Pode apresentar também
elementos cómicos ou irónicos (realizando alusão às críticas sociais) e
variações na melodia (andamento, cadência, estilo musical etc.).
Ou propaganda, na linguagem
popular, referese ao conjunto de elementos de diversas linguagens captados com
o objetivo de vender um produto, uma ideia ou uma pessoa. Dessa forma, em uma
peça publicitária se utilizarão imagens, vídeos, sons ou músicas, tanto
compostas especificamente para aquela ocasião quanto obras de autoria
reconhecida.
Trilha sonora no marketing
e na propaganda
Como citado anteriormente, as peças publicitárias podem utilizar músicas eruditas Ou populares conhecidas, tornando mais atrativa a propaganda, aumentando assim seu poder de persuasäo sobre o consumidor.
Em uma peça
publicitária, vemos vários tipos de instrumentos. alguns mais voltados às artes
gráficas e visuais como os cartazes, banners, folders e outdoors, além das
propagandas veiculadas em meio impresso (jornais e revistas), as peças
radiofónicas, estimulando a imaginação do ouvinte, utilizando largamente o
jingle para tornar mais divertido o anúncio e, finalmente, as peças para meio
televisivo, em que se aliam à locuçäo as cançöes e o forte apelo visual de
filmes curtos, que apresentam o produto como algo, às vezes, muito superior à
realidade.
Você já ouviu falar dos Festivais de
Música Rock in Rio, Lollapalooza e Virada Cultural? Quais outros Festivais de
Música você conhece além destes?
Você já foi a algum Festival de Música no seu bairro, cidade ou região? Conte sua experiência.
O festival e o salão como modos de
mostrar a produção artística
Os salões e festivais, além de serem espaços expositivos para a divulgação de peças publicitárias e propagandas, com duraçäo variável (de dias a meses), também oferecem ao público uma série de outras atividades relacionadas à esta modalidade artística.
Dessa forma, palestras, workshops e oficinas são promovidos
durante as mostras ou salöes, que se tornam pontos de convergência de
profissionais da área, como produtores e publicitários, para a troca de
informações, pesquisa, divulgação de suas obras e, até mesmo, ensino básico de
meandros de seu ofício para o público em geral,
Esses eventos geralmente contam com patrocínio da iniciativa privada, aliado à verbas governamentais provenientes das leis de incentivo cultura.
Uso social da música
Esporadicamente, artistas e grupos
musicais se unem em festivais ou realizam shows beneficentes com o
intuito de arrecadar fundos para auxiliar alguma causa humanitária.
Como exemplo destes grandes festivais, que mobilizaram cantores, músicos e fãs em todo o mundo, podemos citar o "USA For Africa", que, em 1985, reuniu 4S intérpretes e bandas para a arrecadação de cerca de US$ 100 milhões para o auxílio no combate às doenças e à fome em todo o continente africano, em especial na Etiópia.
Uso social da música
Seguindo o mesmo ideal
humanista, e no mesmo ano de 1985, 92 artistas participaram do "Live
Ad", idealizado por Bob Geldof e Midge Ure, arrecadando cerca de 1 50
milhões de libras para o combate à fome na Etiópia. Transmitido ao vivo por
mais de 100 países via televisão e satélite, estima-se que cerca de 2 bilhões
de espectadores tenham assistido ao evento. No
Brasil, organizou-se o "SOS Nordeste", também em 1985, um grande evento para auxiliar no combate seca no Nordeste, com a participação de 155 cantores nacionais e o lançamento de um compacto simples, o "Nordeste Já", com tiragem de 500.000 cópias, arrecadando o montante de 5 bilhões de cruzeiros.
Conhecendo os conceitos: Arte Visual
O ilustrador e gravurista Henri de Toulouse-Lautrec
(1864-1901) foi um dos pioneiros na arte da propaganda por meio de cartazes.
Seus traços firmes e o marcante
colorido de suas obras lhe conferiram o status de um dos maiores nomes do
gênero até os dias de hoje, influenciando gerações de gravuristas e
publicitários.
Conhecendo os conceitos: Arte Visual
Cartaz publicitário
1. Apreciação
Assista com atenção aos vídeos abaixo
indicados:
"Creme Rugol'@Cðéc. 1950 e 1960) - Jingle,
disponivel em:
https://www.youtube.com/watch?v=PxCNPIelu9c&list=RDCMUCD9-ET8BlWaNNFwLWQqkccw&start_radio=1&t=11
"Casas
Pernambucanas" (1962) - Jingle, em'.
https://www.youtube.com/watch?v=r38UR-4JjEc
“Varre
vassourinha” politico Jânio Quadros
Observe
as diferenças de estilo entre os conteúdos acima e anote em seu caderno as
principais características de cada link, elencando as semelhanças e diferenças
entre eles.
1. Processo de Criação:
Após a apreciação dos jingles, paródias e comerciais sugeridos no desafio
I, crie um esboço do projeto de uma peça publicitária. Siga o roteiro abaixo:
1.
Crie um produto fictício.
|
2Observe qual será o público-alvo que você pretende atingir
(idade, género, profissão, nível social).
3.
Pense, esboce e confeccione um pequeno cartaz. Decida onde sua
arte será divulgada: outdoor, banners em transportes públicos, midia impressa
(jornais e revistas),folders para distribuição local etc.
4.
Em seguida, escolha uma música de sua preferência e crie uma
paródia fazendo alusão ao produto criado por você.
5.
Crie um jingle, propagandeando seu produto.
6. Faça um protótipo do seu produto. Crie um logotipo e um layout de apresentação para o produto.
7. Grave um áudio ou vídeo utilizando seu jingle ou paródia de fundo musical para as açöes de apresentação do produto,
3. Pesquisa
Pesquise em revistas, livros, jornais e internet informações e
imagens sobre os principais festivais e salões de música que acontecem na sua
cidade, no Estado de São Paulo e no Brasil.
4. O que eu aprendi?
Registre em seu caderno a experiência
de deixar de ser um mero espectador e tornar-se produtor de jingles e paródias,
assumindo o papel de artista-propositor.
Museu Virtual Memória da
Propaganda
Aborda o contexto de produção de peças publicitárias publicadas.
Permite, também, selecionar peças de marcas que ainda existem. Faz uma análise
histórica da evolução do discurso publicitário construído.
Disponível em: https://www.memoriadapropaganda.org.br/. Acesso
em: 10/jun./2020.
Nesta aula, você aprendeu sobre:
• A composição de jingles,
paródias e peças publicitárias.
• O festival e o salão como
meio de mostrar a produção artística.
• Trilha sonora no marketing
e na propaganda.
• Breve histórico da
propaganda radiofônica.
• Toulouse-Lautrec e o
surgimento do cartaz publicitário.
Fazer as atividades por meio de portfólio pode ser realizado
de forma impressa (por meio de seus cadernos, desenhos, coleta de imagens em
recortes de jornais elou revistas) ou de forma virtual, em pastas contendo
documentos em diversos formatos (Word, PowerPoint etc.).
1. Você sabe o que é uma animação?
5/08
Atividade Música e Linguagem: O que mudou do século XX para o século XXI?
Música é uma palavra de origem grega - vem de musiké téchne, a arte das musas - e se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo. O caminho que a música percorreu até chegar o início do século XXI foi muito longo, passando por diversas interferências e referências musicais das mais distintas, sobretudo de sonoridades vindas do mundo inteiro. Por exemplo, a classificação do gênero sertanejo do início do século XX para o início do século XXI conseguiu abraçar diversas modificações. Mas tendo isso como base, discorreremos aqui a passagem, as variações e os percalços que a música regional caipira sofreu até chegar os dias atuais, com uma estética totalmente distinta daquela antiga. Assim, a música de um modo geral sofreu interferências, absorvendo e sei contendo dentro desse jogo das construções populares. Nesse sentido, a música “É o terreno sobre o qual as transformações acontecem.” (HALL, 2009, p.232)
Dentre os diversos gêneros musicais hoje conheceremos um pouco do Sertanejo. Caipira, raiz, romântico e universitário. A música sertaneja tem muitas variáveis e por isso é considerada o estilo mais eclético que existe, já que ela tem a capacidade de unir diversos ritmos em suas canções e cada vez mais tem conquistado as gerações. Mesmo com seu sucesso confirmado dentro e fora do Brasil, o sertanejo é um gênero musical totalmente brasileiro e em seu estilo caipira são utilizados instrumentos artesanais típicos do Brasil-Colônia, como a viola, acordeão e gaita, que são totalmente voltados para o público rural.
LEIA ABAIXO DUAS LETRAS DE CANÇÕES SERTANEJAS DE ÉPOCAS DISTINTAS:
Tocando em frente (1990) Almir Sater Ando devagar porque já tive pressa E levo esse sorriso Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte Mais feliz, quem sabe Só levo a certeza De que muito pouco sei Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs O sabor das massas e das maçãs É preciso amor pra poder pulsar É preciso paz pra poder sorrir É preciso a chuva para florir Penso que cumprir a vida Seja simplesmente Compreender a marcha E ir tocando em frente Como um velho boiadeiro Levando a boiada Eu vou tocando os dias Pela longa estrada, eu vou Estrada eu sou Conhecer as manhas e as manhãs O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar É preciso paz pra poder sorrir É preciso a chuva para florir Todo mundo ama um dia Todo mundo chora Um dia a gente chega E no outro vai embora Cada um de nós… | Largado Às Traças (2018) Zé Neto & Cristiano Um, dois, três, vai Meu orgulho caiu quando subiu o álcool Aí deu ruim pra mim E, pra piorar, 'tá tocando um modão De arrastar o chifre no asfalto 'Tô tentando te esquecer Mas meu coração não entende De novo, eu fechando esse bar Afogando a saudade num querosene
Vou beijando esse copo, abraçando as garrafas Solidão é companheira nesse risca faca Enquanto 'cê não volta, eu 'tô largado às traças Maldito sentimento que nunca se acaba
Vou beijando esse copo, abraçando as garrafas Solidão é companheira nesse risca faca Enquanto 'cê não volta, eu 'tô largado às traças Maldito sentimento que nunca se acaba Ô ô ô, ô ô ô A falta de você, bebida não ameniza Ô ô ô, ô ô ô ' Tô tentando apagar fogo com gasolina
Meu orgulho caiu quando subiu o álcool Aí deu ruim pra mim E, pra piorar, 'tá tocando um modão De arrastar o chifre no asfalto |
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
1- Observando as duas músicas acima, encontre as diferenças entre a música criada no início do século XX e a música criada no início do século XXI.
Responda: Quais as modificações sonoras que você percebeu entre as duas músicas citadas acima? _________________________________________________
2-O termo sonoridade, em seu sentido amplo, refere-se aos sons e é muito utilizado para tratar de sotaques, pronúncia, melodia e voz. Na sua opinião, os avanços tecnológicos ajudam a promover essas diferenças? Explique dando exemplos _________________________________________________
3-O que é música?
Combinação artística de sons e silêncios seguindo uma pré-organização ao longo do tempo;
Uma forma de produzir ou transmitir uma emoção – expressão pura.
Uma forma de expressão que utiliza os sons como matéria-prima, assim como a linguagem convencional utiliza palavras.
a) Seguindo a explicação acima, é possível dizer que todo som é música?
b) Feche os olhos por 1 minuto e em silêncio faça uma lista dos sons que você ouviu
c) Agora, vamos dividir esta lista, você verá que o som pode ser classificado de diversas formas, responda:
O som mais forte que você ouviu:
_______________________________
Sons que soaram mais próximos:
_______________________________
Sons que mais lhe agradaram:
________________________________
Som mais fraco que você ouviu:
________________________________
Sons que soaram distantes:
________________________________
Sons que menos lhe agradaram:
________________________________
4-Escute cada uma das músicas citadas , através das letras colocadas no início da atividade e realize um desenho para cada uma delas, usando a sua imaginação, mas ao ouvi-las, preste atenção às suas emoções.
Depois que você fez o registro em forma de desenho, faça uma comparação e procure identificar a diferença entre elas. Quais são as diferenças? Explique.
5-Podemos também diferenciar os sons de acordo com as diferentes fontes emissoras. Quanto à fonte emissora, os sons podem ser:
Naturais; não dependem da interferência direta dos seres humanos. Por exemplo; os sons dos animais, da chuva, do mar e etc...
Humanos; produzidos através da articulação da voz ou do corpo, sem a utilização de qualquer outro material;
Mecânicos; produzidos pela ação conjunta entre o ser humano e algum objeto. Podem ser máquinas, ferramentas, instrumentos etc.
Partindo dessa explicação, e da experiência proposta no exercício 2, que pedia para que você fechasse os olhos e escutasse o som ao redor, responda:
a. Você ouviu algum som mecânico? Qual(is)? ____________________
b. E o Natural? Qual(is)?______________________________________
c. E o Humano? Qual(is)?____________________________________
6) Ao ler com atenção as duas músicas, quais as diferenças na linguagem você encontrou?
____________________________________________________
7) Quais os temas foram abordados nas duas canções? ________________________________________________________
8) Leia ou ouça as músicas e descreva os sentimentos que ambas despertaram em você.
__________________________________________________________
9) Sobre a construção das músicas, trata-se de linguagem formal ou informal? Retire da música um trecho que comprove sua resposta. ________________________________________________________
10) Analisando as duas músicas, qual possui uma linguagem mais poética? _________________________________________________________
11) Qual o gênero musical que você mais gosta? Explique. _________________________________________________________
12) Em tempos de isolamento social, qual a importância da música no seu dia a dia?
__________________________________________________________
13) Transcreva de uma das músicas a estrofe que você mais se identificou. Explique o porquê da escolha. __________________________________________________________
14- Em qual das duas canções o eu lírico parece estar sofrendo de amor? Retire do texto o trecho que confirma sua resposta.
_________________________________________________________
15- Em tempos de isolamento social, muita gente busca alternativas para fugir do tédio, seja organizando , aprendendo algo novo ou simplesmente lendo ou ouvindo música. Elabore um breve texto explicando a “importância da arte em tempos de isolamento social.” Lembre-se de que a arte se estende a inúmeras criações. ( música, teatro, filme, dança , etc)
__________________________________________________________
16 - Procure um lugar bem tranquilo e escute novamente uma das músicas propostas nesta atividade (Tocando em frente ou Jogado às Traças), feche os olhos para que você sinta o som.
Agora que você já escutou e sentiu, faça um registro usando linhas, formas, pontos… Veja o exemplo:
Capa
Imagens
Desenvolvimento
Conclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário