Show de Talentos 2020
O show de talentos esse ano terá o tema: Cinema. O trabalho será produção de vídeo sobre algum filme, uma série ou animação que vocês gostem. Pode ser uma parte marcante, uma música que lembre, uma cena... vocês vão pensar, gravar e enviar com um mínimo de 30 segundos até o dia 28 de outubro. Qualquer coisa é só perguntar. Obrigada!
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E ÁUDIO
AUTORIZO o uso de imagem em todo e qualquer material entre fotos e vídeos , para ser utilizada em atividades didáticas escolares, destinadas à divulgação de projeto "Show de Talentos" desenvolvido junto Escola Estadual Canadá e à Diretoria de Ensino de Santos- SP.
A presente autorização é concedida a título gratuito. Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso de imagem do (a) meu (minha) filho (a) abaixo descrito, da Escola Estadual Canadá - Santos /SP, sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à imagem ou a qualquer outro, e assino a presente autorização.
Nome do (a) aluno (a):
Nome do responsável:
15/09
MÚSICA
ARTE
Habilidade:
Usar linguagens e mídias
em situações de planejamento e desenvolvimento de projetos artísticos musicais.
Na aula anterior, você aprendeu sobre:
• Formas de registro em
dança.
• Evolução dos pressupostos
da dança.
• O hibridismo na dança; a
"dança-teatro",
• Projeto de intervenção
artística em dança.
Espetáculo musical
Geralmente, toda camerata, orquestra ou banda musical tem um corpo diretivo, que consiste em uma equipe de gestão, na qual cada profissional cuida de uma área específica, entretanto, no momento da tomada de decisões, desde a parte conceitual até as contratações de novos integrantes/ componentes, elas são resolvidas em conjunto por estes profissionais.
Espetáculo musical - Profissionais
Assim, há a figura do diretor-geral (responsável por todos os setores) e, abaixo deste, os diretores de núcleo ou área: diretor musical (escolha do repertório, ensaios), diretor artístico (responsável pelo conceito, cenografia, figurinos, iluminação e toda a parte visual), diretor executivo (responsável pela área de recursos humanos, contratações, assinatura de contratos, negociações com gravadoras, editoras musicais e espaços expositivos) e diretor financeiro (encarregado da captação de recursos, administração da verba, pagamentos e repasses de receita).
Espetáculo musical - Profissionais
Assistentes de palco:
São assistentes indispensáveis (ver roadies, literalmente "estradeiros"). Não chamam a atenção para si, mas fazem de tudo: carregam equipamentos, afinam instrumentos, plugam cabos, servem os músicos com toalhas, água etc.
Espetáculo musical - Profissionais
são responsáveis por cantar as músicas escolhidas.
Operador de P.A.:
responsável pela qualidade do áudio, corrige distorções e regula "alturas/volumes", impedindo que um instrumento anule outro. Monitora a qualidade do áudio durante o que chamamos de "passagem de som".
Técnico de som: instala o sistema de som e o configura com os equipamentos e amplificadores.
Na produção e na execução de um projeto artístico musical, quais ferramentas tecnológicas e mídias digitais você utilizaria?
Mídia: é o meio e a forma pelos quais a notícia é transmitida. Pode ser rádio, TV, internet, cinema, jornais, revistas de moda.
Mídia digital: é o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou a comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras elou visuais.
Mídias sociais: blogs, microblogs (Twitter), redes sociais (Facebook), fóruns, e.groups, instant messengers, wikis, sites de compartilhamento de conteúdo multimídia (YouTube, Flickr, SlideShare, Vimeo).
Tecnologia: o termo pode ser utilizado para representar tanto o domínio de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na produçäo de bens ou serviços quanto a implementaçåo de funcionalidades em máquinas para que estas consigam ser operadas sem o pleno conhecimento do seu funcionamento interno.
Tecnologia digital: (não confundir com eletrônico): refere-se a um sistema de representação de dados
binários - em contraste ao analógico uma sequência de zeros e uns. Atualmente, com frequência, vincula-se a palavra "digital" ao sistema informático e a diferentes computacionais.
Etapas para realização de um espetáculo musical na escola
Para que se consiga realizar com eficiência um show ou um festival de música na escola, alguns critérios devem ser observados e seguidos, para que a experiência ocorra de forma prazerosa tanto para o estudante/artista e todo o staff quanto para o público.
Staff: conjunto de indivíduos que compõem um grupo de trabalho específico.
Dessa forma, uma das primeiras medidas a serem adotadas é a seleçäo, com muita antecedência, de uma data viável, considerando feriados, finais de semana e temporadas de férias, evitando que o evento se realize em uma data na qual a localidade esteja "esvaziada", por exemplo, ou mesmo um conflito com datas de interesse do calendário escolar.
Etapas para realização de um espetáculo musical na escola
Outro ponto importante a ser aventado é o local onde se pretende realizar o evento. Para isso, você deverá considerar a viabilidade de acesso, com ampla oferta de possibilidades de portas e portões (quadra coberta, pátio, área livre da escola, anfiteatro, palco, entre outros).
Lembre-se de que o local deverá ser adequado ao estilo de música (para shows mais intimistas, prefira locais menores) e à quantidade de público que você pretende atingir, ou seja, é fundamental que a escolha do espaço se adeque à proposta do espetáculo! O show pode acontecer apenas para a comunidade interna (alunos, gestão, funcionários e professores) elou externa (pais elou responsáveis).
Etapas para realização de um espetáculo musical na escola
Agora, o importante é levantar fundos, ou a verba necessária para a realização do evento. Dessa forma, é imprescindível realizar um orçamento prévio de todo o montante em dinheiro para a logística de transporte dos instrumentos musicais até a escola.
confecção de cenários e figurinos, cabos de som e iluminação, lâmpadas e spots de iluminação (se necessário).
É comum adotar um checklist, em que se detalharão os recursos humanos a serem empregados, com o contato de cada colaborador de seu projeto e os prazos de execução de cada etapa.
Dependendo do público-alvo, os ingressos devem ser distribuídos para controlar o número de participantes
Etapas para realização de um espetáculo musical na escola
Para a divulgação. você pode utilizar diversos instrumentos (cartaz.
banner. folder. textos e vídeos) veiculados nos principais meios de comunicação (rádio da escola elou comunitária do bairro, web - redes sociais, cartazes colados no comércio do entorno da escola, outdoor, entre outros).
A programaçåo segue um roteiro preestabelecido. de maneira que tanto os estudantes/músicos quanto os intérpretes consigam se organizar em relaçäo às suas entradas. marcaçåo de palco, aos intervalos e ao setlist com a ordem correta em que as canções devem ser executadas.
Em tempo de isolamento social, como poderiam acontecer a produção e a execução de um projeto artístico musical na escola utilizando tecnologia e mídias digitais?
Podcast: refere-se ao formato de arquivo áudio elou à sua forma de transmissão pela internet. Os podcasts têm conteúdo, estilo e formato variados e podem ser criados por qualquer pessoa na internet.
Algumas sugestões:
• Atenha-se a um único
estilo musical.
• Ordene as canções por ordem cronológica de lançamento.
• Compartilhe com seus colegas e peça para que eles também
socializem suas produções. Será interessante ouvir outros estilos musicais que você talvez não conheça!
O que eu aprendi?
Nesta aula, você aprendeu sobre:
• Espetáculo musical -
Profissões.
• Etapas para realização de
um espetáculo musical na escola.
• Ferramentas tecnológicas e
mídias.
17/08Discutindo a proposta e elaborando o projeto com os estudantes –
HabilidadePesquisar profissionais e profissões diretamente ligados à linguagem da música.
Acesse os links abaixo e elabore um texto sobre A Carreira Musical1. 4 profissões para quem gosta de música. Disponível em: https://metropolitanafm.com.br/universitarios/4-profissoes-para-quem-gosta-de-musica2. Saiba tudo sobre a faculdade de Música e veja onde estudar. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-musica/3. Guia do Estudante - MúsicaDisponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/musica/4. Como a tecnologia transformou a indústria da música. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/musica/45704-como-a-tecnologia-transformou-a-industria -da-musica.htmResponda às questões:1. Você sabe o que é staff?2. Na sua opinião, quais profissionais compõem o staff de um espetáculo musical? Quais são as funções que cada um exerce?3. Qual é a relevância do trabalho desses profissionais na produção do evento musical?
Reflexão:
Você imagina como um show é produzido?
Quantos e quais profissionais fazem parte da organização de um evento musical?
Apostila página 88ATIVIDADE 2 – MOVENDO A APRECIAÇÃO
Perceba como diferentes compositores tratam um mesmo tema, e como a tecnologia modifica a produção musical.
• Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz
parte da peça musical “Bachianas Brasileiras n.º 2”. Ele se inspirou ao viajar de trem por
54 cidades do interior paulista. A música tem como principal característica imitar o som
do trem, desde a partida da estação até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra. Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras Nº 2 – IV. Tocata (O trenzinho do caipira). Maestro:
Minczuk. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wIG4h7lvj4Y
Com o desenvolvimento de instrumentos eletrônicos e digitais, principalmente sintetizadores de som, os músicos contemporâneos passaram a conseguir reproduzir sons do
cotidiano com maior fidelidade. Como, por exemplo, as experiências do grupo alemão
Kraftwerk. Esse grupo é reconhecido por muitos críticos como precursores da dance music e as técnicas musicais criadas por ele são utilizadas pela maioria dos músicos atuais.
Em 1976, o Kraftwerk lançou o álbum “Trans-Europe Express”, que traz uma música com
o mesmo nome. A intenção do grupo, tal qual Villa-Lobos, foi descrever musicalmente
uma viagem de trem pela Europa, passando por diferentes estações e localidades. Kraftwerk – Trans Europe Express (Original Video).
Fonte: Monique Ohashi. Disponível em: Kraftwerk – Trans Europe Express (Original Video) Apostila página 90Atividade 4:
Ação expressiva II Para esta atividade, os estudantes vão fazer uma
pesquisa e registro sonoro:- Podem ser palmas, outros sons corporais, onomatopeias etc., - Vozes, ruídos, sons, barulhos etc., - Pesquisar sons, trechos de músicas (que não necessitem de direitos autorais
para serem utilizadas). - Pode ser em grupos com até quatro componentes, - Pode ter sequências de ruídos e silêncios. A ideia, para este momento, é que escolham
um tema ou situação do cotidiano que possa ser fonte de inspiração para uma composição
musical eletrônica. Depois de escolhidos os temas, deverão pesquisar e registrar os
diferentes tipos de sons que, juntos, poderiam fazer parte de uma composição musical com, no mínimo, 30 segundos: ● trilhas brancas (livres de direitos autorais) na Internet; ● sons produzidos pelo ser humano; ● sons produzidos por equipamentos e máquinas;
● sons produzidos por animais; ● sons produzidos pela natureza;
------------------------------------------------------------------------------05/08
Música Profissionais e Profissões
Neste bimestre você vai entrar em contato com a Linguagem da Música, numa interface com recursos tecnológicos ,mídias digitais em produção artística relacionadas com o campo das artes visuais num contexto de hibridismo (audiovisual - videoclipe), além de conhecer as profissões contemporâneas que dialogam com a música, ampliando assim as possibilidades de escolhas na construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI. Talvez a música não esteja diretamente ligada à profissão que você almeja, mas o estudo dessa linguagem da arte pode auxiliá-lo em outras áreas da vida pessoal e profissional e na Construção de seu Projeto de Vida. A ideia inicial é que estudaremos sobre as profissões que estejam diretamente envolvidas com o estudo de música e as possibilidades que o mercado de trabalho oferece, vislumbrando diferentes cenários e possibilidades para sua formação acadêmica e profissional. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final do bimestre, oriente os estudantes a registrarem, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção do processo de produção artística
Sondagem
Desvalorizado?
A carreira de músico é uma das mais desvalorizadas por desconhecerem as atividades (e a importância dela). A impressão de que o músico é aquele que fica tocando um instrumento de papo para o ar, como diversão. Mas como muitos que se dedicam a outras profissões, fazem de seu trabalho como lazer através da música, é prazeroso e rentável.
Ser músico é uma profissão?
Ser músico profissional é um grande desafio A música tem forte presença em todas as classes sociais e em várias épocas. Em apresentações, festas, cerimônias religiosas, programas de rádio e TV, propagandas comerciais, trilhas sonoras de filmes, teatros e muito mais… Somos “bombardeados” de informações musicais. Quem de nós não poderia afirmar que existe uma música especial que marca algum momento da sua vida!? Embora a fama seja um privilégio de poucos, muitas pessoas buscam sua vivência profissional por meio da música. Pois, no geral “viver da música”, para muitos, é ter um trabalho aliado ao grande prazer.
Trabalhar com música, para quem tem esta vocação, é verdadeiramente apaixonante. Atualmente, ser músico profissional é um grande desafio. Pois, um músico que não busca oportunidades de aperfeiçoamento e oportunidades profissionais, dificilmente conseguirá sobreviver nesta profissão. No geral, um músico precisa ter um bom relacionamento com outros músicos (network) e um lado empresarial aguçado, para promover a sua profissão e sobreviver bem nesta área (marketing pessoal e music business). Atualmente, é um privilégio de poucos, ter um salário estável nesta profissão no Brasil. Existem ramos nos quais o músico pode trabalhar. Além de executar um instrumento ou cantar, o músico pode se especializar em arranjos, regência, produções musicais, aulas e muito mais. Para se especializar é necessária dedicação em horas diárias de prática e estudo. Seja em aulas particulares, estudos em conservatórios ou estudando em uma faculdade. Uma curiosidade particular é que a faculdade de música é uma das poucas na qual é necessário que o aluno já tenha experiência na área. Caso contrário, o aluno não conseguirá prosseguir ou até mesmo ingressar no curso superior. Amar música é essencial para evitar uma vida profissional frustrada. Eu, particularmente, não conheço um músico que tenha êxito nesta profissão e não tenha uma vida intensamente musical. O amor pela música transpassa o som e é perceptível aos ouvintes.
Vamos amplificar as 7 verdades sobre a profissão do músico?
1º Ponto - 7 Verdades Sobre a Profissão do Músico
https://www.youtube.com/watch?v=bgPBZM7Ando
2º Ponto - 7 Verdades Sobre a Profissão do Músico
https://www.youtube.com/watch?v=MtsGycv-sBU
3º Ponto - 7 Verdades Sobre a Profissão do Músico
https://www.youtube.com/watch?v=6uREhiTvKDk
4º Ponto - 7 Verdades Sobre a Profissão do Músico
https://www.youtube.com/watch?v=GDBaxn3ECoM
5º Ponto - 7 Verdades Sobre a Profissão do Músico
https://www.youtube.com/watch?v=-JoSYbmIOQs
https://www.youtube.com/watch?v=Oq-wlMfsq2U
7º e Último Ponto - 7 Verdades Sobre a Profissão do Músico
https://www.youtube.com/watch?v=bqFMt19-4_s
Atividade 1- Sondagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário