terça-feira, 12 de maio de 2020

1ª séries A, B e C - ARTE - Período de Afastamento 2020



Enviar as fotos do caderno ou da apostila. Pode ser feito em Word/PDF no Classroom, Discord ou para o e-mail adrianaos@prof.educacao.sp.gov.br
Opções para tirar dúvidas:
1) Messenger do Facebook
https://www.facebook.com/adrianaoliveira.lima.75/ (Não precisa ser amigo do Facebook para enviar mensagem)
2) E-mail adrianaos@prof.educacao.sp.gov.br

3) Discord




















Grafite - Grafites são desenhos estilizados feitos geralmente com tinta sprays nas paredes de edifícios, túneis e ruas.

Há muitas técnicas de grafite e atualmente os trabalhos em 3d chamam a atenção dos críticos e das pessoas que circulam pela cidade.
















Show de Talentos 2020




O show de talentos esse ano terá o tema: Cinema. O trabalho será produção de vídeo sobre algum filme, uma série ou animação que vocês gostem. Pode ser uma parte marcante, uma música que lembre, uma cena... vocês vão pensar, gravar e enviar com um mínimo de 30 segundos até o dia 28 de outubro. Qualquer coisa é só perguntar. Obrigada!
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E ÁUDIO AUTORIZO o uso de imagem em todo e qualquer material entre fotos e vídeos , para ser utilizada em atividades didáticas escolares, destinadas à divulgação de projeto "Show de Talentos" desenvolvido junto Escola Estadual Canadá e à Diretoria de Ensino de Santos- SP. A presente autorização é concedida a título gratuito. Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso de imagem do (a) meu (minha) filho (a) abaixo descrito, da Escola Estadual Canadá - Santos /SP, sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à imagem ou a qualquer outro, e assino a presente autorização. Nome do (a) aluno (a): Nome do responsável:





Data 15/09

Aula do Centro de Mídias - 11/09

In(ter)venção na Escola ARTE E AÇÃo

ARTE

Conteúdos, conceitos e processos de criação

 

Link da aula do Centro de Mídias:

 

https://www.youtube.com/watch?v=9nrBuJbbMVc


Na aula anterior, você aprendeu sobre:

      Intervenções em espaços urbanos não convencionais.

      Corpo espetacular.

      Corpo como suporte físico na dança.

      A temática e o texto nas intervenções cênicas.



      Planejamento de uma intervenção artística.



1.Você sabe o que é canto coral? Já assistiu ou participou de alguma apresentação? Em qual local?

2. Conhece as classificações vocais masculinas, femininas e intermediárias?

Canto coral ou orfeônico

O coral, coro ou orfeão é constituído por um grupo de cantores organizados em naipes, de acordo com suas tessituras vocais, sendo também adotada a terminologia para designar as atividades realizadas pelo grupo.

Utiliza-se ainda a nomenclatura capela em casos específicos, denominando grupo afiliado à igreja ou a casas e cortes fidalgas, a título sacro ou secular.


Canto coral ou orfeônico

Tessitura é uma das qualidades ou características da voz. Corresponde à altura ou a quantas notas em oitavas o cantor pode articular sem sair de sua zona de conforto, considerando-se seu timbre. Diferencia-se da extensão, que explora todo o universo de possibilidades vocais do intérprete (fisicamente), sendo a tessitura menor, pois trabalha apenas com as notas mais comumente usadas (utilizáveis), sem esforço das pregas vocais.

 

Classificação vocal


A classificação da voz de um cantor é aferida por meio da
observação de dois fatores: timbre qualidade que determina diferentes características a uma voz, e tessitura, que, conforme anteriormente estudado, determina a altura ou o conjunto de notas disposto em oitavas que o intérprete é capaz de produzir sem sobrecarregar as pregas vocais.

Classificação vocal


     Vozes masculinas: tenor (aguda). barítono (média) e baixo (grave).

     Vozes femininas: soprano (aguda), mezzo-soprano (média) e contralto (grave),

     Vozes intermediárias: apresentam variação de tonalidade dentro de uma mesma tessitura. Ex.: IZ soprano, 2a soprano.

Vozes masculinas tenor

Contratenor ou haute-contre - voz "modal" (mista + cabeça) em notas altas, Tessitura: G3-D5 ou G3-E5.

Leggero ou coloratura - voz leve e ágil. Tessitura: Eb3-E5.

Lírico-ligeiro - mais encorpado que o ligeiro. Voz jovial e harmoniosa. Tessitura: D3-D5.

Lírico - voz de timbre quente, brilhante e cheio. Tessitura: C3-C5. Spinto - voz alta e potente, com maior "peso" dinâmico, Tessitura: Bb2-C5.

Dramático ou "robusto" - voz com clarim potente. Tessitura: B2 e B4.


Existem ainda os tenores heroico (hejdentenoÈ) e mozartiano.


Vozes masculinas - barítono

Dramático - voz potente, com graves poderosos. Tessitura: G2-G4.

Martin ou light - aproxima-se da voz de tenor. Tessitura: G2-F4. Verdi - voz consistente de registro alto. Tessitura: G2-Bb4, Lírico - timbre doce. suave e leve. Tessitura: A2-Bb4.

 

Kavalierbariton - voz de timbre metálico, viril. Tessitura: A2-G4. Leggero - apresenta extensão clara e flexível, ganhando em agilidade e perdendo em potência. Tessitura: Gl -C4. Barítenor - timbre extenso, firme. Tessitura: Bb2-G#5.

Baixo-barítono - possui como característica a força dos altos graves. Tessitura: F2-F#4.

Vozes masculinas baixo

Cantante - timbre baixo com domínio de tons agudos (altos). Tessitura: El -C5.

Dramático ou hoher baixo - apresenta tessitura entre barítono e baixo profundo. Tessitura: FI-Bb4.

Buffo - solidez, agilidade e variação tonal madura são suas características, pois é utilizado apenas em personagens cómicos. Tessitura: E3-C3


Profundo - refere-se à forma mais densa (pesada) do baixo-cantante. Tessitura: EI -AS,


Superprofundo — possui timbre escuro, sendo o timbre mais grave da voz

humana, assemelhando-se ao gutural, Tessitura: EI-


1. Na voz humana, o timbre é a característica sonora que nos permite distinguir sons da mesma frequência que foram produzidos por pessoas diferentes, permitindo-nos diferenciá-Ias. Ao falar por telefone com alguma pessoa, já percebeu que o timbre da voz dela se alterou?

2, Você sabe qual é seu timbre de voz? Já escutou a sua voz em uma gravação?

Vozes femininas - soprano

Coloratura - timbre ágil e claro na presença de saltos e trinados. Tessitura: C4-F6.

Leggero - volume claro, doce, com grande extensão dos registros agudos. Tessitura: G#3-Eb6.

Soubrette — timbre doce e límpido, de tonalidade brilhante. Tessitura: A3 a D6.


Lírico - timbre flexivel com portamento; possui características românticas e pueris. Tessitura: G3-B5.

Spinto - raro, possui leveza e tonicidade no clímax. Tessitura: F3-C6.

Dramático - timbre forte. potente, o preferido para peças trágicas devido à forte carga de dramaticidade. Voz completa e robusta. Tessitura: F#3-B5.

Vozes femininas - mezzo-soprano

Coloratura registro agudo e ágil nos ornamentos. Tessitura: A3-C6.

Lírico - tem propriedades suaves e sensíveis. Timbre aveludado, ideal para papéis sedutores. Tessitura: F#3-B5.

Dramático - tem como propriedade o potente registro médio. Utilizado em papéis de senhoras de mais idade (mães, bruxas). Tessitura: F3-B5.

Vozes femininas r- contralto

Coloratura timbre brilhoso e ágil, de rápida correspondência, Tessitura: F3-B5.

Lírico s- timbre um pouco mais leve que o coloraturat porém incapaz de ornamentação e saltos. Tessitura: F3-F#3.

Dramático raro; os timbres são densos, profundos e pesados. Tessitura: D3-E5.

Vozes femininas contralto

Coloratura — timbre brilhoso e ágil, de rápida correspondência, Tessitura: F3-B5.

Lírico - timbre um pouco mais leve que o coloratura, porém incapaz de ornamentação e saltos.

Tessitura:

Dramático - raro; os timbres são densos, profundos e pesados. Tessitura: D3-E5.

Vocalise

Refere-se tanto ao canto sem palavras, apenas com sons modulados que são emitidos a partir das músicas polifônicas (séculos XIII e XIV), quando o canto era apenas murmurado, não incidindo sobre a melodia a presença da letra; quanto ao exercício vocal para aquecimento e ajuste de tonalidade, dinâmica e projeção

Quais suportes, ferramentas e procedimentos técnicos e inventivos você conhece e a quais tem acesso para produzir e apreciar a voz humana falada elou cantada?

Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos e inventivos para produzir e apreciar a voz humana falada elou cantada.


1.     Carmina Burana", de Carl Orff. Theatro Municipal de Paulinia/SP - https://www.youtube.com/watch?v=cUrZHVqxwjw

2.     Choir Amazes Judges Singing Bohemian Rhapsody — By QUEEN on Georgia's Got Talent I Got Talent Global.

https://www.youtube.com/watch?v=B9kTEQtB_yY

3.     Aleluia (Hallelujah) — Coraisde Espumoso, Tapera e Victor Graeff.

https://www.youtube.com/watch?v=4WNyrReWcIo

Após assistir aos videos, escreva em seu caderno o que você observou em cada um deles e como eles ilustraram, para você, os temas abordados nesta aula.

2. Ação expressiva em música

   Escolha um local de sua preferência em casa, escolhendo também um texto do qual você goste - de preferência, para este primeiro momento, um texto em prosa (trechinho de um romance, conto, etc.).

   Realize os exercícios citados a seguir:

   Leia um trecho do texto em10 segundos,

   Leia o mais rapidamente possível o trecho. depois o mais lentamente possível, realizando gradações de velocidade.

   Leia o mais forte e o mais leve possível' alternando as intensidades.


• Leia somente as vogais, depois somente as consoantes e ainda, em momento posterior, apenas as primeiras e últimas silabas das palavras.

   Leia com a mão sobre a boca e sussurrando.

   Leia procurando outras posições: sentado, deitado, andando, girando etc.

   Leia fazendo combinações entre as possibilidades acima citadas.

Ação expressiva em música

Após a realização do desafio 2, responda no caderno às seguintes questões:

a)  Você percebeu a estreita relação entre matéria sonora e significação? Comente.

b)  A expressão sonora de palavras pode gerar diferentes interpretações a partir do modo como ela é dita, cantada, gritada etc.?

c)  Com base em suas experimentações, crie um titulo para sua composição. E se ela fosse entoada por um coral? Pense nessa possibilidade e escreva suas reaçöes diante desse panorama.

d)  Que intervenções você poderia criar a partir de sua melodia?

Projetando a intervenção em música

Inicialmente, para que se tenha êxito ao realizar uma intervenção, qualquer que seja a linguagem adotada, precisamos realizar um esboço, um registro das ideias iniciais em relação às ações que pretendemos tomar.

Dessa forma, precisamos elencar as orientações e os aspectos gerais do projeto, remetendo até mesmo à realização de espetáculos anteriores (experiências pessoais ou coletivas).

Igualmente, devemos considerar, entre outros fatores, o surgimento de ideias inovadoras, a estrutura e as demais características do processo, idealizados a partir da possibilidade de intervenção no ambiente escolar.

Projetando a intervenção em música

Visando as possibilidades reais de execução de um projeto de intervenção musical em sua escola, siga o roteiro abaixo:

      Tema.

     Espaço físico.

     Gêneros musicais participantes.

      Detalhes de realização (figurinos iguais para todos ou sortidos), sonoplastia, iluminação, corpo de baile etc.

     Horário e duração do evento (horas, dias..,).

     Ocorrerão ações concomitantes em espaços diferentes?

      Quais ações estão previstas para o evento (palestras, workshops etc.)?


5. O que eu aprendi?


Registre no caderno uma reflexão sobre os temas abordados nesta aula e sobre a realização de seu projeto de intervenção artística. Como foi para você a experiência de deixar de ser mero espectador e tornar-se executor de uma intervenção, assumindo o papel de artista-propositor?


Finalizando os 5 desafios propostos, organize seu portfólio (acervo de pesquisas e registros) e entregue-o para o seu professor no retorno às aulas. Suas produções podem ser utilizadas no processo de avaliação de aprendizagem.

Esse portfólio pode ser realizado de forma impressa (por meio de cadernos, desenhos, coleta de imagens em recortes de jornais elou revistas) ou de forma virtual, em pastas contendo documentos em diversos formatos (Word, PowerPoint etc.).

. Projetando a intervenção em música

 

Nesta aula, você aprendeu sobre:

     Matéria sonora, significação e o jogo das palavras.

      Música coral, o som dos textos e das bandas na escola, Parâmetros sonoros: timbre.

     Canto coral ou orfeônico/classificaçäo vocal,

     Planejamento de uma intervenção artística em música.

 

Com base em tudo o que foi abordado na aula de hoje, como a sonoridade pode ser utilizada nas intervenções artísticas?

 

--------------------------------------



Data 17/08



Objetivos: 


Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte.

Sondagem

O objetivo das próximas atividades é possibilitar ao estudante agir como produtor cultural, pensando, planejando e executando projetos culturais de intervenção artística na escola.



1) Agora, responda às questões da apostila, páginas 82 e 83


Para fazer uma pintura sobre a tela branca utilizamos algumas
ferramentas:





Responda sobre o conceito de arte conceitual:

1) Do que você se lembra sobre esses conceitos?

2. Você sabe o que é design? E comunicação visual?



Escolha um dos temas abaixo e realize uma pesquisa utilizando ferramentas que você tenha à mão em casa: livros, jornais, revistas, internet etc. Busque imagens e
textos que referenciem itens como a conceituação do tema, suas características principais, artistas expoentes, curiosidades, origens e outros elementos.

1. Intervenções urbanas. 2. Instalações. 3. Arte conceitual. 4. Site specific. 5.Painéis. 6. Design. 7. Comunicação visual. 8. Fanzines.

Apostila - Música: página 85



1. O que é Canto Coral? Já assistiu a alguma apresentação? já participou ou participa de algum coral? Onde? Escola, Igreja, Projetos culturais e/ou sociais, etc.?
2. Qual é o seu timbre de voz? Já estudou algo sobre isto?
3. Conhece as classificações vocais masculinas (Tenor, Barítono e Baixo), femininas (Soprano, Mezzo-soprano e contralto) e intermediárias (1º tenor, 2º tenor, etc.)? Já estudou algo sobre isto?

--------------------------------------------------------------





Data 5/08

Atividade Música e Linguagem: O que mudou do século XX para o século XXI?

Música é uma palavra de origem grega - vem de musiké téchne, a arte das musas - e se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo. O caminho que a música percorreu até chegar o início do século XXI foi muito longo, passando por diversas interferências e referências musicais das mais distintas, sobretudo de sonoridades vindas do mundo inteiro. Por exemplo, a classificação do gênero sertanejo do início do século XX para o início do século XXI conseguiu abraçar diversas modificações. Mas tendo isso como base, discorreremos aqui a passagem, as variações e os percalços que a música regional caipira sofreu até chegar os dias atuais, com uma estética totalmente distinta daquela antiga. Assim, a música de um modo geral sofreu interferências, absorvendo e sei contendo dentro desse jogo das construções populares. Nesse sentido, a música “É o terreno sobre o qual as transformações acontecem.” (HALL, 2009, p.232)

Dentre os diversos gêneros musicais hoje conheceremos um pouco do Sertanejo. Caipira, raiz, romântico e universitário. A música sertaneja tem muitas variáveis e por isso é considerada o estilo mais eclético que existe, já que ela tem a capacidade de unir diversos ritmos em suas canções e cada vez mais tem conquistado as gerações. Mesmo com seu sucesso confirmado dentro e fora do Brasil, o sertanejo é um gênero musical totalmente brasileiro e em seu estilo caipira são utilizados instrumentos artesanais típicos do Brasil-Colônia, como a viola, acordeão e gaita, que são totalmente voltados para o público rural.

LEIA ABAIXO DUAS LETRAS DE CANÇÕES SERTANEJAS DE ÉPOCAS DISTINTAS:




Tocando em frente (1990)

Almir Sater

Ando devagar porque já tive pressa

E levo esse sorriso

Porque já chorei demais

 

Hoje me sinto mais forte

Mais feliz, quem sabe

Só levo a certeza

De que muito pouco sei

Ou nada sei

 

Conhecer as manhas e as manhãs

O sabor das massas e das maçãs


É preciso amor pra poder pulsar

É preciso paz pra poder sorrir

É preciso a chuva para florir


Penso que cumprir a vida

Seja simplesmente

Compreender a marcha

E ir tocando em frente


Como um velho boiadeiro

Levando a boiada

Eu vou tocando os dias

Pela longa estrada, eu vou

Estrada eu sou


Conhecer as manhas e as manhãs

O sabor das massas e das maçãs

 

É preciso amor pra poder pulsar

É preciso paz pra poder sorrir

É preciso a chuva para florir


Todo mundo ama um dia

Todo mundo chora Um dia a gente chega

E no outro vai embora

Cada um de nós…


Largado Às Traças (2018)

Zé Neto & Cristiano


Um, dois, três, vai

Meu orgulho caiu quando subiu o álcool

Aí deu ruim pra mim

E, pra piorar, 'tá tocando um modão

De arrastar o chifre no asfalto


'Tô tentando te esquecer

Mas meu coração não entende

De novo, eu fechando esse bar

Afogando a saudade num querosene

 

Vou beijando esse copo, abraçando as garrafas

Solidão é companheira nesse risca faca

Enquanto 'cê não volta, eu 'tô largado às traças

Maldito sentimento que nunca se acaba

 

Vou beijando esse copo, abraçando as garrafas

Solidão é companheira nesse risca faca

Enquanto 'cê não volta, eu 'tô largado às traças

Maldito sentimento que nunca se acaba


Ô ô ô, ô ô ô

A falta de você, bebida não ameniza

Ô ô ô, ô ô ô '

Tô tentando apagar fogo com gasolina

 

Meu orgulho caiu quando subiu o álcool

Aí deu ruim pra mim

E, pra piorar, 'tá tocando um modão

De arrastar o chifre no asfalto

 

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

 

1-    Observando as duas músicas acima, encontre as diferenças entre a música criada no início do século XX e a música criada no início do século XXI.

Responda: Quais as modificações sonoras que você percebeu entre as duas músicas citadas acima? _____________________________________________________________

2-O termo sonoridade, em seu sentido amplo, refere-se aos sons e é muito utilizado para tratar de sotaques, pronúncia, melodia e voz. Na sua opinião, os avanços tecnológicos ajudam a promover essas diferenças? Explique dando exemplos _____________________________________________________________

3-O que é música?


Combinação artística de sons e silêncios seguindo uma pré-organização ao longo do tempo;

Uma forma de produzir ou transmitir uma emoção – expressão pura.

Uma forma de expressão que utiliza os sons como matéria-prima, assim como a linguagem convencional utiliza palavras.


a)    Seguindo a explicação acima, é possível dizer que todo som é música?


b)    Feche os olhos por 1 minuto e em silêncio faça uma lista dos sons que você ouviu

     c) Agora, vamos dividir esta lista, você verá que o som pode ser classificado de diversas formas, responda: 

O som mais forte que você ouviu: _________________________________

Sons que soaram mais próximos: _________________________________

Sons que mais lhe agradaram:____________________________________

Som mais fraco que você ouviu: __________________________________

Sons que soaram distantes: _____________________________________

Sons que menos lhe agradaram:__________________________________

 

4-Escute cada uma das músicas citadas , através das letras colocadas no início da atividade e realize um desenho para cada uma delas, usando a sua imaginação, mas ao ouvi-las, preste atenção às suas emoções.

 

    Depois que você fez o registro em forma de desenho, faça uma comparação e procure identificar a diferença entre elas. Quais são as diferenças? Explique. 

5-Podemos também diferenciar os sons de acordo com as diferentes fontes emissoras. Quanto à fonte emissora, os sons podem ser:

 

Naturais; não dependem da interferência direta dos seres humanos. Por exemplo; os sons dos animais, da chuva, do mar e etc...

 

Humanos; produzidos através da articulação da voz ou do corpo, sem a utilização de qualquer outro material;

 

Mecânicos; produzidos pela ação conjunta entre o ser humano e algum objeto. Podem ser máquinas, ferramentas, instrumentos etc. 

Partindo dessa explicação, e da experiência proposta no exercício 2, que pedia para que você fechasse os olhos e escutasse o som ao redor, responda:

 

a.       Você ouviu algum som mecânico? Qual(is)? ____________________

b.      E o Natural? Qual(is)?______________________________________

c.       E o Humano? Qual(is)?____________________________________

 

6) Ao ler com atenção as duas músicas, quais as diferenças na linguagem você encontrou?

 ____________________________________________________

 

7) Quais os temas foram abordados nas duas canções? _______________________________________________________________

 

8) Leia ou ouça as músicas e descreva os sentimentos que ambas despertaram em você. 

____________________________________________________________

 

9) Sobre a construção das músicas, trata-se de linguagem formal ou informal? Retire da música um trecho que comprove sua resposta. ______________________________________________________________

 

10) Analisando as duas músicas, qual possui uma linguagem mais poética? ______________________________________________________________

 

11) Qual o gênero musical que você mais gosta? Explique. ______________________________________________________________

 

12) Em tempos de isolamento social, qual a importância da música no seu dia a dia? 

______________________________________________________________

 

13) Transcreva de uma das músicas a estrofe que você mais se identificou. Explique o porquê da escolha. _____________________________________________________________

 

14- Em qual das duas canções o eu lírico parece estar sofrendo de amor? Retire do texto o trecho que confirma sua resposta.

 ______________________________________________________________

15- Em tempos de isolamento social, muita gente busca alternativas para fugir do tédio, seja organizando , aprendendo algo novo ou simplesmente lendo ou ouvindo música. Elabore um breve texto explicando a “importância da arte em tempos de isolamento social.” Lembre-se de que a arte se estende a inúmeras criações. ( música, teatro, filme, dança , etc)

 ____________________________________________________________

16 - Procure um lugar bem tranquilo e escute novamente uma das músicas propostas nesta atividade (Tocando em frente ou Jogado às Traças), feche os olhos para que você sinta o som.

Agora que você já escutou e sentiu, faça um registro usando linhas, formas, pontos… Veja o exemplo;







Data 11/07/20
Pesquise, resuma e envie as fotos do caderno ou a atividade digitada sobre os tópicos: 
Stencil graffiti
Cow parade
Pôster lambe-lambe
Arte conceitual
Land art
Performance
-------------------------------------

Data 01/07/20

Apresentação e atividades sobre Arte Indígena no Classroom





Apostila Página 78


DANÇA ATIVIDADE 1 




Leia o texto abaixo, de Lenira Rengel, bailarina e professora do Curso de Graduação e Pós- -Graduação em dança da Universidade Federal da Bahia:

  “Sabemos que a expressão do corpo por meio da dança tem história e é um documento parte da cultura e da sociedade. A dança é feita de muitas danças, por exemplo: ritualísticas (as dos orixás, as indígenas), clássicas (balé), de salão (forró, funk, valsa), populares (frevo, maracatu, Bumba-meu-Boi) e de rua (break).” 


Responda no caderno:


• O que é dança para você? Quais estilos você conhece?

 • Em sua região existem grupos de dança? Quais? 

• Conhece danças típicas e/ou tradicionais de alguma região? Quais? 

• Para você, o que é dança regional? Você se interessa por dança? Qual? 

• Você gosta de dançar? 

• Dança é somente para profissional ou todos podem dançar? 


ATIVIDADE 2 


 

Vamos apreciar o vídeo da Performance “Vertical Dance” da coreógrafa Wanda Moretti, realizada pela Companhia italiana “Il Posto”, registrado no prédio do Shopping Center Raffles City, para o Festival de Arte de Singapura em 2007. 

“Disponível em:

https://vimeo.com/33033204   Acesso em 24/09/2019.


 Após a apreciação do vídeo, responda no caderno:


• O que você achou da apresentação? Como foram os movimentos dos dançarinos?  

• A apresentação lhe fez lembrar de alguma outra situação?  

• Outra modalidade artística? 


Página 79


Responda: 

  • Você reconhece algum movimento? Que sensação ele te causou? 

  •  Você acha que a música interfere nos movimentos? 

  • De que forma o corpo se movimenta durante a apresentação? (com todo corpo ou usam apenas algumas partes?)



ATIVIDADE 3 


 Vamos formar grupos e pesquisar sobre uma das danças abaixo: (até 5 alunos)


  1. Carnaval; 

  2. Tambor de Crioula; 

  3. Jongo; 

  4. Roda de Samba; 

O que eu aprendi?

Referências

  1. Frevo; 

  2. Forró; 

  3. dança Contemporânea

  4. dança popular

O que eu aprendi?

Referências



MÚSICA 




Já pensaram como os sons levam nossa imaginação a uma paisagem? Quando ouvimos, por exemplo, o som de uma feira, uma cidade, uma escola, nossa imaginação constrói a imagem desse local, mesmo sem estarmos vendo essa paisagem. Esses sons e ruídos, que se manifestam em um campo de 360º ao redor do ouvinte, compõem o que Murray Schafer denomina “paisagem sonora”. O termo é uma interpretação da expressão em inglês landscape (paisagem visual) para o que seria o seu equivalente sonoro (soundscape). Pensando nisso, vamos fazer uma atividade de pesquisa sonora.


Página 80


 Para você, qual a diferença entre som, ruído e barulho? 


ATIVIDADE 2 

Pesquisa Registre na tabela abaixo os sons que você escuta em seu cotidiano.  Procure refletir: 

• O que ouvimos no nosso dia a dia? Quais sons ouvimos nas ruas? 

• Dentro dos ônibus? Em casa? Quais sons são desagradáveis?  

• Qual é a sonoridade do ambiente onde vivemos? Quais sons são agradáveis?   

• O que poderia ser feito para diminuir a lista dos sons desagradáveis e aumentar a dos sons agradáveis?


Sons do Cotidiano



Agradáveis

Desagradáveis

Propostas de transformação


Em casa




Na escola




Na rua




No trabalho





Página 81


Ler as afirmações sobre música e responder as questões:


1) O que é Música para você?

3) Você já assistiu uma apresentação de algum Músico de rua? Descreva como foi. Se não assistiu, pesquise sobre o assunto e escreva o que descobriu referente a arte urbana e músicos de rua. 

4) Você conhece alguma música que faz alguma denúncia sobre um contexto social urbano ou político? Exemplo: violência na cidade, pobreza, racismo, etc. Registre parte da letra da música que você lembra. 

5) Você conhece algum músico que ficou famoso(a) devido à alguma plataforma da internet? Quem? Cite parte da letra da música.


Página 84


ATIVIDADE 6 


Importância do trabalho voluntário:


O trabalho voluntário que pode ser visto como um ato de amor, respeito, compaixão e solidariedade. Além disso, o voluntariado também pode ser uma experiência significativa na vida do próprio voluntário. 

Formação de grupos de trabalho voluntário. Até 5 alunos:

  1.  Pesquisa: conhecer como funciona o trabalho voluntário no Brasil, na sua cidade e região. Exemplos: Doutores da Alegria, Plantão Sorriso de Londrina no Paraná, Enfermeira do Riso da UniRio no Rio de Janeiro, a UTI Riso de Aracaju em Sergipe e outros grupos existentes; 


  1. Faça um desenho de  Palhaço no caderno.(individual)


  1. O que eu aprendi? Registre, em seu caderno, o que e como você aprendeu sobre o trabalho voluntário.


====================================

Data 27/05/20

Assista o vídeo e responda as questões no caderno ou word/PDF e envie as fotos para adrianaos@prof.educacao.sp.gov.br


Correção da Cruzadinha:


---------------------------------------




14/5 Quinta-feira
- Arte (1ª série E.M) às 15:30

Vídeoaula no Canal do Centro de Mídias do Youtube

Vídeoaula no Facebook

-----------------------------------------------------------------------------------


Data 29/04/2020:

Lição aos 1°s anos A, B e C
Arte - professora Adriana Lima
Patrimônio Cultural -

1) Definição (o que é) de Patrimônio cultural.
2) Escrever sobre o patrimônio material e o imaterial.
3) Diferenciar restauração e reforma.
4) Fazer uma lista com os bens tombados de Santos.
5) Intervenção artística. Assistir o vídeo, comentar, com as suas palavras, os exemplos do mesmo e pesquisar outras 3 intervenções.
As respostas devem ficar no caderno ou serem enviadas para o e-mail adrianaos@prof.educacao.sp.gov.br via word ou PDF.
Opção 1) Caderno:
Enviar as fotos com nome completo e série.
Opção 2) E-mail:
adrianaos@prof.educacao.sp.gov.br com Nome e série no Assunto

Dúvidas:
Opção 1) Por messenger do Facebook

Opção 2) e-mail adrianaos@prof.educacao.sp.gov.br

Enviar até 10/05/2020

Postado no Facebook da escola:

-------------------------------------------------------------------

                                                  Data 27/03/2020:

Seguem as atividades a todos os alunos:
Faça uma pesquisa sobre TODOS os temas solicitados a cada ano/série.
- Pesquisar os 3 assuntos e apresentar o trabalho com capa, conclusão e referências bibliográficas.
1º anos A, B e C:
1) Arte Circense: diferença entre circo tradicional e contemporâneo.
2) Arte Egípcia.
3) Arte Grega.

Postado no Facebook da escola:

Para encontrar atividades de Arte no Facebook da escola:
Colocar na Lupa: Adriana Lima

Aplicativo Centro de Mídias de São Paulo. Baixar no Play Store:
 Centro de Mídias de São Paulo
 Play Store



Nenhum comentário:

Postar um comentário